Sistemas UFSC
CARGA HORÁRIA: 16h/a
PERÍODO: 23/11 a 05/12 (atividades via Moodle e aulas remotas às segundas e quartas-feiras, das 19h às 21h).
INSTRUTOR: José Ednilson Gomes de Souza-Júnior e Luis Antonio Lourenço
EMENTA:
Páginas UFSC – Criar páginas. Configurar menus. Inserir recursos multimídias. Inscrições UFSC – criar e configurar formulário de inscrições. Habilitar inscritos. Exportar lista de inscritos. Gerar certificados em diferentes categorias. Moodle Grupos – criar espaço, layouts, importar inscritos. Arquivos UFSC. Repositório Institucional. Assina UFSC. Terminal de Softwares. Acesso a outros sistemas: FileSender@RNP, Mconf, Microsoft Teams e Google Meet.
OBJETIVO GERAL:
Oferecer informações quanto ao uso e configuração dos sistemas disponíveis na UFSC que auxiliam nas atividades de ensino, pesquisa e principalmente extensão.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
· Oferecer conhecimento prático sobre o uso dos sistemas UFSC que dão suporte as atividades de ensino, pesquisa e extensão;
· Produzir os conteúdos dos cursos acessíveis em Libras e legendas em língua portuguesa;
· Atender as necessidades de professores que atuam em cursos ministrados nas modalidades presenciais, remotas ou a distância;
· Cooperar para a consolidação de uma cultura da educação digital e de sustentabilidade.
CONTEÚDOS
O conteúdo da disciplina será apresentado em 4 unidades:
- Páginas UFSC;
- Inscrições e Certificados UFSC;
- Moodle Grupos e Arquivos UFSC;
- Repositório Institucional da UFSC e Outros Recursos.
METODOLOGIA
O curso será disponibilizado na Plataforma Moodle Grupos e dividido em 4 unidades didáticas. Em cada uma delas haverá uma videoaula expositiva, tutoriais das ferramentas apresentadas, um fórum e uma atividade somativa. Para as atividades síncronas (aulas remotas e monitoria) será utilizada o recurso BigBlueBotton.
AVALIAÇÃO
Atividade | Percentual | Avaliação |
Atividades Somativas:
– Apresentação |
50% | Atividades práticas avaliadas pelos tutores e professor. |
Frequência | 40% | Presença e participação nas aulas on-line. |
Avaliação Institucional | 10% | Questionário on-line. |
O controle de frequências das atividades assíncronas será realizado por meio de relatórios do Moodle e as aulas remotas terão a frequências registrada em tempo real diretamente na ferramenta ‘Frequência’ do Moodle. Ao final do curso, os participantes devem ter o mínimo de 75% de frequência (atividades on-line e aulas remotas).
CRONOGRAMA
Unidade 01
23/11 |
Unidade 02
25/11 |
Unidade 3
30/11 |
Unidade 4
02/12 |
Encerramento
05/11 |
Apresentação Atividade 01 |
Atividade 02 | Atividade 03 | Atividade 04 | Prazo final para postagem das atividades.
Avaliação Institucional. |
Webconferência:
19h às 21h |
Webconferência:
19h às 21h |
Webconferência:
19h às 21h |
Webconferência:
19h às 21h |
|
Conteúdo: Páginas UFSC | Conteúdo: Inscrições e Certificados UFSC | Conteúdo: Moodle Grupos e Arquivos UFSC | Conteúdo: Repositório Institucional da UFSC e Outros |
VIII. BIBLIOGRAFIA
COOPER, Nate. Crie seu Próprio Site: um Guia em Quadrinhos Para HTML, CSS e WordPress. São Paulo: Novatec, 2015.
FILATRO, Andrea. Como Preparar Conteúdos para EAD. São Paulo: Saraiva Educação, 2018.
GIL, Antonio Carlos. Didática do Ensino Superior. 1. ed. São Paulo: Atlas, 2006.
SILVA, Robson Santos da. Moodle 3 para gestores, autores e tutores. Novatec: São Paulo, 2016.
.
Esta ação de extensão é apoiada pela Pró-reitoria de Extensão por meio do edital Nº 02/2020/PROEX.