Instrumentos de Avaliação On‐line
CURSO: Metodologias e Estratégias de Ensino e Aprendizagem: Instrumentos de Avaliação On-line
CARGA HORÁRIA: 16h/a (50% de atividade no Moodle e 50% de aulas remotas)
PERÍODO: 09/11 a 21/11
PROFESSOR: José Ednilson Gomes de Souza Júnior
I. EMENTA:
Tipos de avaliação. Ferramentas e Instrumentos para Avaliação no Moodle. Diferentes Estratégias de Uso. Exemplos práticos e aplicados a diferentes áreas do conhecimento. Outros ambientes.
II. OBJETIVO GERAL:
Capacitar os participantes para utilização de instrumentos de avaliação na plataforma Moodle e em outras plataformas para potencializar atividades avaliativas em cursos presenciais ou a distância.
III. OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
- Oferecer conhecimento prático sobre avaliação on‐line;
- Produzir os conteúdos dos cursos acessíveis em Libras e legendas em língua
portuguesa; - Atender as necessidades de professores que atuam em cursos ministrados nas modalidades presenciais, remotas ou a distância;
- Cooperar para a a consolidação de uma cultura da educação digital e de sustentabilidade.
IV. CONTEÚDOS
O conteúdo da disciplina será apresentado em 2 unidades e abrangem 4 tópicos principais:
- Tipos de Avaliação;
- Ferramentas de Avaliação no Moodle;
- Estratégias de Avaliação;
- Outros Ambientes de Avaliação Online.
V. METODOLOGIA
O curso será disponibilizado na Plataforma Moodle Grupos e dividido em 4 unidades didáticas. Em cada uma delas haverá uma videoaula expositiva, tutoriais das ferramentas apresentadas, um fórum e atividades somativas e/ou formativas. Para as atividades síncronas (aulas remotas) e monitoria será utilizada a plataforma da Webconf RNP.
VI. AVALIAÇÃO
Atividade |
Percentual |
Avaliação |
Atividades Somativas |
60% |
Atividades práticas avaliadas pelos tutores e professor. |
Frequência |
30% |
Presença e participação nas aulas on-line. |
Pesquisa de Satisfação |
10% |
Questionário on-line. |
O controle de frequências das atividades assíncronas será realizado por meio de relatórios do Moodle e as aulas remotas terão a frequências registrada em tempo real diretamente na ferramenta ‘Frequência’ do Moodle. Ao final do curso, os participantes devem ter o mínimo de 75% de participação (atividades on-line e aulas remotas).
VII. CRONOGRAMA
Unidade 01 |
Unidade 01 |
Unidade 2 |
Unidade 2 |
Encerramento |
Atividade 01 |
Atividade 02 |
Atividade 03 |
Atividade 04 |
Prazo final para envio das Atividades 21/12 |
Webconferência:
09/11: 19h às 21h |
Webconferência:
11/11: 19h às 21h |
Webconferência:
16/11: 19h às 21h |
Webconferência:
18/11: 19h às 21h |
|
Conteúdo: Tipos de Avaliação | Conteúdo: Ferramentas de Avaliação no Moodle | Conteúdo: Estratégias de Avaliação | Conteúdo: Outros Ambientes de Avaliação Online |
VIII. BIBLIOGRAFIA
FILATRO, Andrea. Como Preparar Conteúdos para EAD. São Paulo: Saraiva Educação, 2018.
GIL, Antonio Carlos. Didática do Ensino Superior. 1. ed. São Paulo: Atlas, 2006.
RODRIGUES JÚNIOR, José F. (org). Avaliação do Estudante Universitário ‐ Fundamentos e recursos.
Brasília: SENAC, 2009.
SUHR, Inge R. F. Processos Avaliativos no Ensino Superior. Curitiba: IBPEX, 2008.
.
Esta ação de extensão é apoiada pela Pró-reitoria de Extensão por meio do edital Nº 02/2020/PROEX.