Instrumentos de Avaliação On‐line

CURSO: Metodologias e Estratégias de Ensino e Aprendizagem: Instrumentos de Avaliação On-line

CARGA HORÁRIA: 16h/a (50% de atividade no Moodle e 50% de aulas remotas)

PERÍODO: 09/11 a 21/11

PROFESSOR: José Ednilson Gomes de Souza Júnior

I. EMENTA:

Tipos de avaliação. Ferramentas e Instrumentos para Avaliação no Moodle. Diferentes Estratégias de Uso. Exemplos práticos e aplicados a diferentes áreas do conhecimento. Outros ambientes.

II. OBJETIVO GERAL:

Capacitar os participantes para utilização de instrumentos de avaliação na plataforma Moodle e em outras plataformas para potencializar atividades avaliativas em cursos presenciais ou a distância.

III. OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

  • Oferecer conhecimento prático sobre avaliação on‐line;
  • Produzir os conteúdos dos cursos acessíveis em Libras e legendas em língua
    portuguesa;
  • Atender as necessidades de professores que atuam em cursos ministrados nas modalidades presenciais, remotas ou a distância;
  • Cooperar para a a consolidação de uma cultura da educação digital e de sustentabilidade.

IV. CONTEÚDOS

O conteúdo da disciplina será apresentado em 2 unidades e abrangem 4 tópicos principais:

  1. Tipos de Avaliação;
  2. Ferramentas de Avaliação no Moodle;
  3. Estratégias de Avaliação;
  4. Outros Ambientes de Avaliação Online.

 

V. METODOLOGIA

O curso será disponibilizado na Plataforma Moodle Grupos e dividido em 4 unidades didáticas. Em cada uma delas haverá uma videoaula expositiva, tutoriais das ferramentas apresentadas, um fórum e atividades somativas e/ou formativas. Para as atividades síncronas (aulas remotas) e monitoria será utilizada a plataforma da Webconf RNP.

VI. AVALIAÇÃO 

Atividade

Percentual

Avaliação

Atividades Somativas

60%

Atividades práticas avaliadas pelos tutores e professor.
Frequência

30%

Presença e participação nas aulas on-line.
Pesquisa de Satisfação

10%

Questionário on-line.

O controle de frequências das atividades assíncronas será realizado por meio de relatórios do Moodle e as aulas remotas terão a frequências registrada em tempo real diretamente na ferramenta ‘Frequência’ do Moodle. Ao final do curso, os participantes devem ter o mínimo de 75% de participação (atividades on-line e aulas remotas).

VII. CRONOGRAMA

Unidade 01

Unidade 01 

Unidade 2

Unidade 2 

Encerramento

 Atividade 01

 Atividade 02

Atividade 03

Atividade 04

Prazo final para envio das Atividades

21/12

 Webconferência:

09/11: 19h às 21h

 Webconferência:

11/11: 19h às 21h

Webconferência:

16/11: 19h às 21h

Webconferência:

18/11: 19h às 21h

 Conteúdo: Tipos de Avaliação  Conteúdo: Ferramentas de Avaliação no Moodle  Conteúdo: Estratégias de Avaliação  Conteúdo: Outros Ambientes de Avaliação Online


VIII. BIBLIOGRAFIA

FILATRO, Andrea. Como Preparar Conteúdos para EAD. São Paulo: Saraiva Educação, 2018.
GIL, Antonio Carlos. Didática do Ensino Superior. 1. ed. São Paulo: Atlas, 2006.
RODRIGUES JÚNIOR, José F. (org). Avaliação do Estudante Universitário ‐ Fundamentos e recursos.
Brasília: SENAC, 2009.
SUHR, Inge R. F. Processos Avaliativos no Ensino Superior. Curitiba: IBPEX, 2008.

.

Esta ação de extensão é apoiada pela Pró-reitoria de Extensão por meio do edital Nº 02/2020/PROEX.