Moodle: Curso Básico

CURSO: Moodle: Curso Básico

CARGA HORÁRIA: 32h/a (50% de atividade no Moodle e 50% de aulas remotas)

PERÍODO: 13/07 a 08/08

PROFESSOR: Vinicius Faria Culmant Ramos e José Ednilson Gomes de Souza Júnior

I. EMENTA:

Acesso; Criação e configuração de disciplinas; Envio de mensagens; Inscrição de participantes. Recursos e Atividades; Agrupamento de turmas; Acesso de visitantes; Criação de avaliações diversas com ou sem atribuição de notas; Configuração do Livro de Notas. Exportação de notas para o CAGR.

II. OBJETIVO GERAL:

Oferecer informações práticas quanto ao uso e configuração de recursos e atividades disponíveis na Plataforma Moodle.

III. OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

  • Oferecer informações sobre os recursos e atividades disponíveis no Moodle;
  • Realizar ações de configuração de recursos no Moodle e sistemas integrados;
  • Produzir os conteúdos dos cursos acessíveis em Libras e legendas em língua portuguesa;
  • Atender as necessidades de professores que atuam em cursos ministrados nas modalidades presenciais, remotas ou a distância;
  • Cooperar para a consolidação de uma cultura da educação digital e de sustentabilidade.

IV. CONTEÚDOS

O conteúdo da disciplina será apresentado em 4 unidades:

  1. Acesso e Configuração de Disciplinas;
  2. Métodos de Inscrição, Agrupamento de Turmas e Envio de Mensagens;
  3. Recursos e Atividades;
  4. Livro de Notas e Exportação para o CAGR.

V. METODOLOGIA

O curso será disponibilizado na Plataforma Moodle Grupos e dividido em 4 unidades didáticas. Em cada uma delas haverá uma videoaula expositiva, tutoriais das ferramentas apresentadas, um fórum e uma atividade somativa e uma formativa. Para as atividades síncronas (aulas remotas) e monitoria será utilizada a plataforma da Webconf RNP.

VI. AVALIAÇÃO

Atividade

Percentual

Avaliação

Atividades Somativas

50%

Atividades práticas avaliadas pelos tutores e professor.
Frequência

40%

Presença e participação nas aulas on-line.
Avaliação Institucional

10%

Questionário on-line.

 O controle de frequências das atividades assíncronas será realizado por meio de relatórios do Moodle e as aulas remotas terão a frequências registrada em tempo real diretamente na ferramenta ‘Frequência’ do Moodle. Ao final do curso, os participantes devem ter o mínimo de 75% de participação (atividades on-line e aulas remotas).

VII. CRONOGRAMA

Unidade 01

Unidade 02 

Unidade 3

Unidade 4 

Encerramento

 Atividade 01

 Atividade 02

Atividade 03

Atividade 04

 08/08

Prazo final para postagem das atividades.

 Webconferências:

13/07: 19h às 21h

15/07: 19h às 21h

 Webconferências:

20/07: 19h às 21h

22/07: 19h às 21h

Webconferências:

27/07: 19h às 21h

29/07: 19h às 21h

Webconferências:

03/08: 19h às 21h

05/08: 19h às 21h

 Conteúdo: Acesso e Configuração de Disciplinas  Conteúdo: Métodos de Inscrição, Agrupamento de Turmas e Envio de Mensagens  Conteúdo: Unidade 3

– Recursos e Atividades

 Conteúdo: Unidade 04

– Livro de Notas e Exportação para o CAGR

 VIII. BIBLIOGRAFIA

FILATRO, Andrea. Como Preparar Conteúdos para EAD. São Paulo: Saraiva Educação, 2018.

GIL, Antonio Carlos. Didática do Ensino Superior. 1. ed. São Paulo: Atlas, 2006.

SILVA, Robson Santos da. Moodle 3 para gestores, autores e tutores. Novatec: São Paulo, 2016.

.

Esta ação de extensão é apoiada pela Pró-reitoria de Extensão por meio do edital Nº 02/2020/PROEX.