Moodle: Curso Básico
CURSO: Moodle: Curso Básico
CARGA HORÁRIA: 32h/a (50% de atividade no Moodle e 50% de aulas remotas)
PERÍODO: 13/07 a 08/08
PROFESSOR: Vinicius Faria Culmant Ramos e José Ednilson Gomes de Souza Júnior
I. EMENTA:
Acesso; Criação e configuração de disciplinas; Envio de mensagens; Inscrição de participantes. Recursos e Atividades; Agrupamento de turmas; Acesso de visitantes; Criação de avaliações diversas com ou sem atribuição de notas; Configuração do Livro de Notas. Exportação de notas para o CAGR.
II. OBJETIVO GERAL:
Oferecer informações práticas quanto ao uso e configuração de recursos e atividades disponíveis na Plataforma Moodle.
III. OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
- Oferecer informações sobre os recursos e atividades disponíveis no Moodle;
- Realizar ações de configuração de recursos no Moodle e sistemas integrados;
- Produzir os conteúdos dos cursos acessíveis em Libras e legendas em língua portuguesa;
- Atender as necessidades de professores que atuam em cursos ministrados nas modalidades presenciais, remotas ou a distância;
- Cooperar para a consolidação de uma cultura da educação digital e de sustentabilidade.
IV. CONTEÚDOS
O conteúdo da disciplina será apresentado em 4 unidades:
- Acesso e Configuração de Disciplinas;
- Métodos de Inscrição, Agrupamento de Turmas e Envio de Mensagens;
- Recursos e Atividades;
- Livro de Notas e Exportação para o CAGR.
V. METODOLOGIA
O curso será disponibilizado na Plataforma Moodle Grupos e dividido em 4 unidades didáticas. Em cada uma delas haverá uma videoaula expositiva, tutoriais das ferramentas apresentadas, um fórum e uma atividade somativa e uma formativa. Para as atividades síncronas (aulas remotas) e monitoria será utilizada a plataforma da Webconf RNP.
VI. AVALIAÇÃO
Atividade |
Percentual |
Avaliação |
Atividades Somativas |
50% |
Atividades práticas avaliadas pelos tutores e professor. |
Frequência |
40% |
Presença e participação nas aulas on-line. |
Avaliação Institucional |
10% |
Questionário on-line. |
O controle de frequências das atividades assíncronas será realizado por meio de relatórios do Moodle e as aulas remotas terão a frequências registrada em tempo real diretamente na ferramenta ‘Frequência’ do Moodle. Ao final do curso, os participantes devem ter o mínimo de 75% de participação (atividades on-line e aulas remotas).
VII. CRONOGRAMA
Unidade 01 |
Unidade 02 |
Unidade 3 |
Unidade 4 |
Encerramento |
Atividade 01 |
Atividade 02 |
Atividade 03 |
Atividade 04 |
08/08 Prazo final para postagem das atividades. |
Webconferências:
13/07: 19h às 21h 15/07: 19h às 21h |
Webconferências:
20/07: 19h às 21h 22/07: 19h às 21h |
Webconferências:
27/07: 19h às 21h 29/07: 19h às 21h |
Webconferências:
03/08: 19h às 21h 05/08: 19h às 21h |
|
Conteúdo: Acesso e Configuração de Disciplinas | Conteúdo: Métodos de Inscrição, Agrupamento de Turmas e Envio de Mensagens | Conteúdo: Unidade 3
– Recursos e Atividades |
Conteúdo: Unidade 04
– Livro de Notas e Exportação para o CAGR |
VIII. BIBLIOGRAFIA
FILATRO, Andrea. Como Preparar Conteúdos para EAD. São Paulo: Saraiva Educação, 2018.
GIL, Antonio Carlos. Didática do Ensino Superior. 1. ed. São Paulo: Atlas, 2006.
SILVA, Robson Santos da. Moodle 3 para gestores, autores e tutores. Novatec: São Paulo, 2016.
.
Esta ação de extensão é apoiada pela Pró-reitoria de Extensão por meio do edital Nº 02/2020/PROEX.