Sistemas UFSC

CARGA HORÁRIA: 16h/a

PERÍODO: 23/11 a 05/12 (atividades via Moodle e aulas remotas às segundas e quartas-feiras, das 19h às 21h).

INSTRUTOR: José Ednilson Gomes de Souza-Júnior e Luis Antonio Lourenço

EMENTA:

Páginas UFSC – Criar páginas. Configurar menus. Inserir recursos multimídias. Inscrições UFSC – criar e configurar formulário de inscrições. Habilitar inscritos. Exportar lista de inscritos. Gerar certificados em diferentes categorias. Moodle Grupos – criar espaço, layouts, importar inscritos. Arquivos UFSC. Repositório Institucional. Assina UFSC. Terminal de Softwares. Acesso a outros sistemas: FileSender@RNP, Mconf, Microsoft Teams e Google Meet.

OBJETIVO GERAL:

Oferecer informações quanto ao uso e configuração dos sistemas disponíveis na UFSC que auxiliam nas atividades de ensino, pesquisa e principalmente extensão.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

·       Oferecer conhecimento prático sobre o uso dos sistemas UFSC que dão suporte as atividades de ensino, pesquisa e extensão;

·       Produzir os conteúdos dos cursos acessíveis em Libras e legendas em língua portuguesa;

·       Atender as necessidades de professores que atuam em cursos ministrados nas modalidades presenciais, remotas ou a distância;

·       Cooperar para a consolidação de uma cultura da educação digital e de sustentabilidade.

 CONTEÚDOS

O conteúdo da disciplina será apresentado em 4 unidades:

  1. Páginas UFSC;
  2. Inscrições e Certificados UFSC;
  3. Moodle Grupos e Arquivos UFSC;
  4. Repositório Institucional da UFSC e Outros Recursos.

 METODOLOGIA

O curso será disponibilizado na Plataforma Moodle Grupos e dividido em 4 unidades didáticas. Em cada uma delas haverá uma videoaula expositiva, tutoriais das ferramentas apresentadas, um fórum e uma atividade somativa. Para as atividades síncronas (aulas remotas e monitoria) será utilizada o recurso BigBlueBotton.

AVALIAÇÃO

Atividade Percentual Avaliação
Atividades Somativas:

– Apresentação
– Atividade 1
– Atividade 2
– Atividade 3
– Atividade 4

50% Atividades práticas avaliadas pelos tutores e professor.
Frequência 40% Presença e participação nas aulas on-line.
Avaliação Institucional 10% Questionário on-line.

 O controle de frequências das atividades assíncronas será realizado por meio de relatórios do Moodle e as aulas remotas terão a frequências registrada em tempo real diretamente na ferramenta ‘Frequência’ do Moodle. Ao final do curso, os participantes devem ter o mínimo de 75% de frequência (atividades on-line e aulas remotas).

CRONOGRAMA

Unidade 01

23/11

Unidade 02

25/11

Unidade 3

30/11

Unidade 4

02/12

Encerramento

05/11

Apresentação
Atividade 01
Atividade 02 Atividade 03 Atividade 04 Prazo final para postagem das atividades.

Avaliação Institucional.

Webconferência:

19h às 21h

Webconferência:

19h às 21h

Webconferência:

19h às 21h

Webconferência:

19h às 21h

Conteúdo: Páginas UFSC Conteúdo: Inscrições e Certificados UFSC Conteúdo: Moodle Grupos e Arquivos UFSC Conteúdo:  Repositório Institucional da UFSC e Outros

VIII. BIBLIOGRAFIA

COOPER, Nate. Crie seu Próprio Site: um Guia em Quadrinhos Para HTML, CSS e WordPress. São Paulo: Novatec, 2015.

FILATRO, Andrea. Como Preparar Conteúdos para EAD. São Paulo: Saraiva Educação, 2018.

GIL, Antonio Carlos. Didática do Ensino Superior. 1. ed. São Paulo: Atlas, 2006.

SILVA, Robson Santos da. Moodle 3 para gestores, autores e tutores. Novatec: São Paulo, 2016.

.

Esta ação de extensão é apoiada pela Pró-reitoria de Extensão por meio do edital Nº 02/2020/PROEX.